Vila Nova de Gaia <br> e Barreiro

Propostas para o Associativismo

A CDU de Vila Nova de Gaia promoveu, no dia 5, um encontro com a comunicação social para divulgar uma declaração programática sobre «Associativismo». Nesta iniciativa participaram Jorge Sarabando e Agostinho Santos, cabeça-de-lista e candidato à Câmara Municipal, respectivamente, e Paula Baptista, que encabeça a lista à Assembleia Municipal.

Para a CDU «é urgente uma mudança» no associativismo, podendo este ser «parte activa num renascimento cultural e desportivo do concelho de Gaia, um parceiro mais activo e diligente no âmbito da solidariedade social».

Neste sentido, a CDU propõe criar «um plano de emergência para financiamento de projectos em curso nas colectividades, com prioridade para aqueles em que a Câmara tenha assumido compromissos» e «uma carteira de projectos associativos de interesse municipal para os quais a Câmara assegure uma comparticipação financeira», «promover um encontro anual das colectividades de Gaia e a formação de um conselho consultivo» e «retomar a realização dos jogos juvenis de Gaia».

A Coligação quer ainda «assegurar reduções ou isenções de preços na utilização dos equipamentos, com prioridade para os escalões de formação e melhorar o apoio em transportes», «dinamizar a Casa da Juventude e o Conselho Municipal de Juventude» e «promover a cooperação inter-associativa, bem como escolas, centros de dia e de convívio, no âmbito da Cultura e do Desporto».


Denunciar a ofensiva

No dia 11, a CDU do Barreiro promoveu uma sessão sobre as medidas de ofensiva contra os direitos dos trabalhadores da Função Pública, os serviços públicos e o Poder Local. Neste debate, moderado por Paulo Fernandes, participaram, entre muitos outros, Carlos Humberto (cabeça-de-lista à Câmara Municipal), Ana Avoila (coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública) e Macário Dias (do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local).

Na sua intervenção, Carlos Humberto recordou as consequências das políticas dos anteriores governos do PS e do actual, de coligação PSD/CDS, bem como os «acordos feitos pela troika portuguesa (PSD, CDS e PS) e pela troika internacional, que impôs um conjunto de medidas e restrições».

«Os trabalhadores da Administração Pública têm vindo a ser penalizados, nos salários, ao nível da ADSE, de carreiras que não têm evoluído, ao nível das horas extraordinárias, e com a  imposição de 40 horas de trabalho semanais – que entrará em vigor a 29 Setembro –, entre outras questões. Tem sido, em geral, um conjunto de consequências duríssimas e sucessivas, como também o têm sido as medidas contra o Poder Local, como a redução da transferência de verbas para as autarquias, do número de dirigentes, de trabalhadores e de freguesias», salientou o candidato da CDU, admitindo que «hoje é extraordinariamente mais difícil gerir a Câmara face às exigências da Lei dos Compromissos».




Mais artigos de: Em Foco

Vale a pena reforçar<br>a confiança na CDU

Em Coimbra, no dia 12, numa intervenção que marcou o arranque para as duas últimas semanas de esclarecimento e mobilização para o voto na Coligação Democrática Unitária, Jerónimo de Sousa salientou que «vamos para esta batalha eleitoral num quadro de reforçada confiança na CDU».

Trabalhar para vencer em Loures

Uma enorme demonstração de confiança e de que a vitória está ao seu alcance, eis, em síntese, o traço mais saliente da arruada da CDU que percorreu segunda-feira a principal e movimentada via comercial do centro de Moscavide. «Há...

Razões para acreditar na vitória

Esta segunda-feira a CDU fechou o dia com um grandioso comício em Vila Franca de Xira, última etapa de uma jornada de esclarecimento e mobilização em que participou Jerónimo de Sousa e que teve ainda como ponto alto um jantar-comício na Azambuja com perto de 200 pessoas.

Forte mobilização em Lisboa

Muitas centenas de activistas e simpatizantes da CDU integraram a arruada que esta segunda-feira desceu a Morais Soares numa onda de cor e movimento que à passagem não deixou ninguém indiferente. Com a secção de metais da Charanga Huga do Rosário...

Crescer e avançar

Arrancou, anteontem, a campanha oficial para as eleições autárquicas. Jerónimo de Sousa dedicou o dia ao distrito de Santarém.

Está nas mãos do povo

Nos distritos de Évora e Beja, o Secretário-geral do PCP sublinhou que o voto no PCP-PEV vale a dobrar e apelou à concretização de uma campanha de contacto directo, capaz de traduzir nos resultados eleitorais o trabalho, honestidade e competência que o povo reconhece à CDU.

Condições para avançar

Em Aveiro e em Coimbra, na quinta-feira à noite, candidatos e apoiantes da CDU mostraram vivo empenho para a parte final da campanha e confiança num bom resultado.

Ambiente de grande confiança

Foi em força e em ambiente de forte confiança que a CDU arrancou ao final da tarde de sexta-feira, 13, a sua campanha na Amadora, com Jerónimo de Sousa a ser calorosamente recebido por centenas de pessoas ao longo da arruada que se estendeu entre os Parques Central e Delfim Guimarães.

Concelho que respira progresso

Perto de 300 pessoas participaram no grande jantar-comício promovido pela CDU sexta-feira passada em Sobral de Monte Agraço. Contando com a participação de Jerónimo de Sousa, esta foi uma iniciativa muito marcada pela presença juvenil, presença...

Loures

Acrescentar força à luta Mais de mil pessoas participaram, no dia 11, num jantar-convívio da CDU de Loures. No final, para o palco do comício, foram chamados, para além de vários candidatos aos órgãos autárquicos do concelho, Bernardino Soares,...

Beja, Santa Maria da Feira <br>e Santiago do Cacém

Compromisso ambicioso João Rocha, cabeça-de-lista à Câmara de Beja, acompanhado por José Carreira Marques (mandatário) e Vítor Picado (segundo da lista à autarquia), apresentaram, na passada semana, o Compromisso Eleitoral da CDU para aquele concelho. O documento...

Aveiro, Coimbra, Ovar e Lagos

Valiosa troca de informações A pedido da CDU de Aveiro, Miguel Viegas e Filipe Guerra, cabeças-de-lista à Câmara e Assembleia Municipal, reuniram-se, no dia 3, com vários elementos da Associação «Os Amigos da Avenida». Esta acção...

Moura, Mêda, Barreiro, <br>Mafra e Palmela

Encontro de candidatas Prosseguem, em Moura, as acções de campanha da CDU, tendo em vista informar e mobilizar as populações para as eleições autárquicas de 29 de Setembro. No dia 10 realizou-se, junto à Sede de Campanha da CDU, um Encontro de Mulheres...

Amadora, Odivelas, Mafra e Braga

Redobrada intervenção Um incêndio ocorrido na madrugada de 10 para 11 de Setembro destruiu parcialmente a sede de campanha da CDU na Amadora, localizada no edifício do Centro de Trabalho Concelhio do PCP naquele concelho, situado na Avenida da República. Os residentes tiveram que ser...